Sobre

O Confere UFSC é uma iniciativa da Agência de Comunicação (AGECOM) da UFSC. A metodologia do Confere UFSC começa com a observação diária do que é dito acerca da UFSC em jornais, revistas, rádios, programas de TV e na internet. Essas afirmações são a matéria-prima das checagens produzidas pela agência.

A preferência é de afirmações feitas por personalidades de destaque, a assuntos de interesse público (que afetem o maior número de pessoas possível) e/ou que tenham ganhado destaque na imprensa ou na internet recentemente. Preocupa-se, portanto, com “quem fala”, “o que fala” e “que barulho faz”. O Confere não checa opiniões (a não ser que estas opiniões distorçam fatos acerca da Universidade).

Uma vez decidida a frase/conteúdo que será checado, o jornalista do Confere faz um levantamento de “tudo” que já foi publicado sobre o assunto, se debruça sobre bases de dados oficiais e inicia o processo de garimpo de informações públicas. Ainda pode ir a campo, levando consigo os meios tecnológicos que julgar necessários para a apuração: equipamento fotográfico, de áudio ou de vídeo. Para concluir seu trabalho, o jornalista pode recorrer à análise de especialistas para contextualizar o assunto e evitar erros de interpretação de dados.

Após a análise, a frase/conteúdo será classificado como CONFERE, quando a informação está comprovadamente correta, CONFERE, MAS para quando a informação está correta, mas o leitor merece mais explicações e NÃO CONFERE para quando a informação está comprovadamente incorreta.